terça-feira, 21 de outubro de 2014

SOLIDÃO? Que nada...

E um dia você se olha no espelho, e sua ficha cai.. você não tem mais seus 20 aninhos, no espelho você só vê uma imagem refletida, a sua.. daí começa a bater aquele baixo astral, seus defeitos se tornam mais evidentes, quase como uma desculpa por você estar sozinha. Afinal, se não fossem pelas olheiras, talvez pudesse ter alguém se refletindo neste espelho ao meu lado, todas as manhãs... na boa.. besteira! Se tivesse você estaria limpando pasta de dente da pia, pode acreditar! 







E aí.. o que fazer? Veja bem, há uma extensa diferença entre ser sozinho e estar sozinho. Mas afinal, o que é solidão? De acordo com o "Pai dos Burros" nosso amado e querido Aurélio, solidão é o " Estado do que está só", ou seja, se eu estiver sem nenhuma companhia viva estou só, logo solitário, ok... há controvércias.. rs. Eu posso estar só em casa, mas minha vida continuar ativa, redes sociais, trabalho, família. Sendo assim não me sentiria.. Solitário. A solidão pode ser algo opcional, algo que nos faz ter momentos de auto-conhecimento e prazer próprio, assim como pode nos levar ao fundo do poço, nos mergulhando num sentimento de auto-depreciação, nos fazendo sentir incapazes e infelizes, havendo necessidade de auto-afirmação a cada minuto. 



Há muitas pessoas que se sentem sozinhas e solitárias cercadas de amigos ou até mesmo casadas. Há também aqueles de são muitos felizes bem longe de todos, e que fazem da sua solidão seu templo de vivências e felicidade. 


Há quem confunda estar sozinho com estar solteiro, outro engano comum. Muitas pessoas solteiras se mantém felizes pela liberdade e pelos momentos "off" que isso lhes porporcionam. Afinal, vida à dois não é vida à um (matemática básica,rs) curtir um namorico de vez em quando faz bem pra alma, pra saúde física e mental, mas escolher continuar solteiro cabe a cada um, e não nos cabe esse julgamento, ok? Entretanto... conheço muitas pessoas que vivem rodeadas de gente mas em sua intimidade, se sentem só e abandonadas, pessoas casadas, que deitam ao lado de sua cara-metade,  com uma distância enorme entre as duas pontas da cabeceira.



Sabe, eu sou solteira, tenho meu trabalho, meu filho, e confesso haver momentos em que me sinto sozinha sim... e sabe o que faço? Eu mantenho o foco naquilo que mais me traz forças e alegria, e o resultado sempre é satisfatório. Tenho liberdade de sair e paquerar quem eu quiser, tenho meus momentos "eremita"que me fazem muito bem e vivo minha vida a maior parte do tempo muito feliz.



Pense nisso, reavalie sua postura e seus conceitos sobre estar só. Você pode escolher entre tirar proveito disso ou ser consumida pela solidão.




Segue abaixo 5 dicas que vão ajudar a ter um relacionamento melhor com você mesmo:

(fonte: mundointerpessoal.com)


1) Construa um relacionamento com seu "eu" interior - Todos temos relações diferentes com pessoas diferentes. Por isso também precisamos ter uma relação especial conosco. Descobrir que relação é essa, o quanto nós nos amamos etc...O primeiro passo é construir um relacionamento, onde a alma é livre para falar sem medo.

2) Seja honesto - Enquanto buscar respostas, tente lembrar dos mínimos detalhes e aceitar a realidade. Seja verdadeiro e genuíno e tente argumentar com total honestidade. Você receberá pelas razões certas as respostas verdadeiras.

3) Tire um momento consigo mesmo - O seu interior não pode estar confortável em todos os lugares, é por isso que as muitas vezes dizemos: "Eu não sei o que eu quero", "sei lá" "eu não sou capaz de obter uma resposta". Vá para um lugar que lhe traga paz. Eu pessoalmente costumava subir no telhado e ficava olhando para o céu, mas você também pode tentar uma praia, debaixo de uma árvore, em uma sala escura, ao andar na rua ou em qualquer lugar. Só você sabe que lugar lhe permite falar livremente com você mesmo.

4) Faça perguntas - Não basta perguntar "sim" ou "não". Pergunte por que você fez aquilo ou porque você quer alguma coisa. Obtenha respostas para suas perguntas perguntando como você poderia ter feito diferente, se faria isso de novo etc...

5) Respeite o seu eu interior - Não tem como deixar sua consciência falar, se você não ouvir. Por que se você por algumas vezes desobedecer sua voz interior, ela não terá motivo para falar com você. Então comece a venerar a voz de sua alma e da próxima vez quando você tenta ouvir o seu coração, na verdade, ouça e não escute.