quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

EU INDICO! Músicos de Bremen

Despretenciosamente, fui ao Centro de Artes da UFF, reaberto após uma súper reforma, e pra minha alegria, me surpreendi várias vezes! O Teatro está lindo, a climatizacao funciona muito bem, o chão é formato rampa, todo acarpetado.. tudo limpo e organizado. As exposições estão separadas em salas e áreas destinadas ao segmentos, registros, quadros, obras de arte, fotografia.. e a cada sala, mais me encantava. Quem me acompanhou nesta jornada foi meu filho, de 7 anos, que ficou animadíssimo! Neste dia fomos ao teatro com uma amiga e seu filho, da mesma idade... assistir ao tal "músicos de Bremen". Confesso que na hora, não dei muito o valor devido, mas já que estava lá.. vamos ver no que dá.. para minha felicidade eu estava errada, de verdade! A peça é deliciosamente mineira e o repertorio emocionante, meu filho, levantava da cadeira e cantava classicos de Chico e Milton, que nem eu sabia que ele conhecia tais melodias! Os atores fabulosos! Produção, cenário, até malabaris apareceu no meio da peça, foi uma experiência ótima, e recomendo aos moradores de Niterói que aproveitem este novo espaço de cultura de nossa cidade sorriso!

Um pouco sobre o espetáculo....


Inspirado no conto dos irmãos Grimm, “Os Músicos de Bremen” ganha uma nova versão, onde os personagens do conto original (o gato, o cão, o burro e o galo), são “humanizados” e transformados em personagens típicos do interior do nosso país em busca de uma vida melhor. A divertida adaptação e a direção são de Anderson Oliveira, responsável pelo sucesso de crítica e público de “A Princesa e o Sapo” vencedor dos prêmios Fita 2012 de melhor espetáculo Infantil e o Prêmio Botequim Cultural 2013 em três categorias: Melhor espetáculo Infantil, melhor diretor (Anderson Oliveira), e melhor ator( Domingos Santana). 


A história se passa em alguma cidade do interior de Minas Gerais por volta dos anos 20 e narra à trajetória de quatro amigos, que cansados das humilhações e maus tratos do seu patrão, o Barão, resolvem fugir para encontrar sua liberdade. O encontro resulta na formação de um grupo de artistas mambembes que sonha em chegar à famosa semana de arte na cidade grande e ao estrelato. A trajetória vai sendo narrada por dois típicos contadores de “causos”, que retratam o singelo das coisas corriqueiras e floreiam com seus exageros e contos fantásticos desde o homem que pegava fogo de raiva, a mocinha que morria de amor. Em sua jornada os protagonistas serão enganados novamente, mas acabam descobrindo a importância da amizade e de se manterem unidos em busca de sonho. 

A peça traz também um momento diferenciado para seus expectadores: uma pequena aula de musicalização, feita pela professora Juliana Veronezi, que integra o elenco , onde as crianças aprenderão as notas musicais pelo método Kodály, noção rítmica e aprenderão a canção Todos juntos, de Chico Buarque para cantar em certo momento da peça e salvar os 4 heróis! 

O cenário musical é construído sobre belas canções de consagrados compositores brasileiros, em especial Chico Buarque e Milton Nascimento. Os arranjos e direção musical foram assinados por Dalton Coelho e contou com a codireção de Juliana Veronezi. Dalton destaca as harmonias e contracantos vocais acompanhadas pela beleza do violão brasileiro e por boas pitadas de instrumentos de percussão. O roteiro, executado ao vivo, torna o espetáculo ainda mais atraente.

“A Música de Minas evoca todas as formas de sentimento da alma. Os sons que vem de Minas são os melhores para contar a sua própria história. Alguém já disse que o tempo passa mais devagar em Minas.”


Temporada: 10 de janeiro a 08 de fevereiro (corre que dá tempo!)

Teatro da Uff – Rua Miguel de Frias 09

Horários: Sábados e domingos às 16h

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira)





ATENÇÃO! 
IMPRIMA O FLYER DE DESCONTO ABAIXO E ESCREVA NO VERSO : DESCONTO DE DENTRO DA MINHA CARTOLA! 
Para validar o desconto de 50% na compra do ingresso (inteira) ! Depois é só chegar uns minutinhos antes da peça e se esbaldar!