sábado, 2 de julho de 2016

CONSULTORIA DE IMAGEM, OI ??

De certa forma me sinto obrigada a tocar neste assunto.. Observo que várias pessoas (amantes da moda como eu) estão se atualizando, observando tendências, frequentando eventos.. algumas podem ver no segmento de consultoria de imagem, uma possibilidade de carreira, ao invés de ser modelo, ou produtora, elas se identificam como Consultoras. Umas dizem ser de Imagem, outras de Estilo, há algumas que vão além.. assumem um papel crucial identificando-se como Coaching (assunto esse que ficará pra próximas postagens, ok?). Isso muito me preocupa... Vejam bem, minha proposta nesta matéria não é desmerecer o trabalho de ninguém, mas alertar para alguns detalhes importantes. Você sabe qual a diferença entre Consultoria e Coaching? Entre Imagem e Estilo? Ou tem certeza de que você realmente está em boas mãos quando não há garantias de currículo do profissional de quem oferece tal serviço.. para isso vamos aqui no básico inciar a construção de um parâmetro mais, digamos, adequado. 

Convenhamos que quando você precisar de uma consultoria, você deva saber o mínimo necessário para contratar o serviço certo. Afinal, até os bons profissionais, não fazem milagres. Eles identificam a sua deficiência e lhes sugerem as mudanças. 


O que faz um Consultor de Moda?

O Consultor de Moda, é um exímio pesquisador! Ele está presente no mundo da moda, conhece todas as principais tendências, e está por dentro dos conceitos que serão as tendências das próximas estações. ( Só pra lembrar que a moda de forma mais tradicional é separada em 2 coleções anuais, por estações - Outono / Inverno e Primavera / Verão ) .. continuemos.. Este profissional é capaz de opinar quando se fala sobre cores, estilos, tecidos, estampas, silhuetas.... é ele o responsável por selecionar quais os produtos serão vendidos dentro da marca, que terão maior aceitação pelo público ( para isso ele também é "o cara" em estudo de comportamentos do consumo de moda e de  Fashion Business.)

Em sua função também inclui-se, apresentar o produto aos clientes, e em alguns casos planejar a melhor compra, elaborar um mostruário com catálogo, acompanhar os maiores desfiles..etc.. Esse profissional é indicado principalmente para LOJAS e CONFECÇÕES. Exemplos de Consultoras de Moda TOP: Gloria Kalil e Constanza Pascolato. 

fonte: http://www.somaticaeducar.com/


O que faz um Consultor de Imagem?

Ele cuida da imagem completa do cliente, preocupando-se mais com a projeção dessa imagem do que com a moda propriamente dita. Desta última é absorvido somente o que mais valoriza e se identifica com o perfil do cliente que atende. É um processo que vai para o lado da tal repaginada, de revitalização de imagem pessoal. Ou seja, além de se traçar um perfil para o seu cliente, levantar todas as predominâncias de um estilo próprio, ao mesmo tempo busca transmitir algum conceito inserido, como elegancia, conservadorismo, ousadia, modernidade, dinamismo, entre outros. O consultor de imagem também interfere no quesito Visagismo, ou seja, cores e cortes de cabelo que venham a tornar os traços do cliente mais harmoniosos e atrativos. 

Não pára por aí.. há quem também necessite ( e muito) de um processo ainda mais incisivo, contando com Códigos de Vestuários e também de Etiqueta para qualquer tipo de evento. Vários artistas investem neste tipo de profissional, que inclusive hoje,  já possuem parcerias com Clínicas de Estética e espaços de beleza, academias de ginástica e cursos de modelos e manequins. Quando leio sobre este assunto, vem à minha mente o filme estrelado pela Sandra Bulloc, no Brasil entitulado de Miss Simpatia, onde eles transformam uma policial do FBI, em uma Miss USA...

fonte: www.comocuidar.com.br


O que faz um Personal Stylist?

Faz um trabalho focado no ESTILO do cliente. Estuda tendências, analisa texturas, cores e formas, mas principalmente, entende o corpo do seu cliente e a melhor harmonia de peças que o valorize. Este profissional, irá montar um plano de estilo, como um fichário curinga de peças do seu guarda-roupa, para vários tipos de ocasiões. É ele quem filtra e edita as informações dos principais editoriais de moda que mais se somem com o perfil do cliente. 

Quando falamos de estilo aqui, entenda em forma ampla, ou seja, o conjunto de tudo o que está a volta do seu cliente e que interfira nas suas escolhas, atitudes e estilo de vida. Por exemplo, a pessoa que possui uma vida mais naturalista, com uma alimentação orgânica , pratica Ioga, busca tecidos naturais em suas roupas, normalmente frequenta ambientes diurnos, e possui um perfil mais despojado, menos sério, mais confortável. Já um cliente com a vida corrida de um centro urbano, se tornaria o total oposto. Seja uma gordinha, uma senhorinha ou uma teenager, o Personal Stylist fará com que suas roupas transmitam o melhor da sua personalidade dentro dos principais conceitos e tendências da moda unindo-os ao estilo de vida e personalidade de cada um.

fonte: http://www.voceeseuguardaroupa.com.br/



O que faz um Personal Shopper?

Participa do momento da compra, onde sugere a escolha e analisa junto ao cliente as melhores opções. Quando o profissional já conhece o estilo, possui total interação com a imagem do cliente, muitas vezes, é ele quem vai aos shoppings fazer as compras. Essa é a principal função, acompanhar e orientar a melhor escolha que o seu cliente possa fazer na hora das compras, para que se mantenha dentro do seu perfil e imagem pessoal. Muitas pessoas optam por contratar este profissional por deixarem-se seduzir pelas vitrines e revistas, onde acabaram investindo em peças lindas, mas que só irão usar uma única vez! Com esse "conselheiro" ao lado, elas não são mais cobaias da moda. Outro benefício é que muitas vezes esses profissionais localizam pontos de compras exclusivos como bazar de luxo ou lojas de pontas de estoque, encontros que marcas de renome organizam para dar descontos em compras para suas principais clientes.. bem, há várias possibilidades e para este profissional, seja qual for o seu biotipo, a sua renda ou o evento, você definitivamente estará linda no fim da compra.



Fonte:http://blog.vendhq.com/



Bem, agora que você já sabe a diferença entre eles.. vale dar uma pesquisada no seu Consultor ou Personal, antes de contratar. Minha sugestão é saber em qual área ele se graduou, se possui alguma especialização, mas o mais importante, há quanto tempo ele faz o seu trabalho e quais os seus principais clientes... 

E para você que se garante mas não tem idéia de por onde começar, que tal inciar fazendo uma brincadeira com suas amigas, e depois registar um Antes & Depois? Lembre-se que você é seu próprio produto, então antes de transformar vidas alheias.. que tal começar investindo na sua auto imagem? 

Me despeço por hoje.. um beijo em todos!
Obrigada!!



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